Total de visualizações de página

quarta-feira, 1 de junho de 2011

DISCURSO SOLENE NA PRIMEIRA SESSÃO DA CÂMARA

          DISCURSO DA PRIMEIRA SESSÃO SOLENE DA CÂMARA

Exmº Sr Presidente da Câmara, Sr Givaldo Oliveira
Exmºs Srs. Vereadores, nobres colegas desta casa
Minhas senhoras e meus senhores

Quero aproveitar o início do período desta egrégia casa para pronunciar-me em pró da união de todos nós, a partir de agora, em torno dos temas e propostas que venham trazer benefícios para o nosso povo. Entendo que, das nossas ações, dependerá o futuro e o progresso para o nosso município. E não deverá existir aqui, e em momento algum, questões de ordem política ou pessoal, aqui se compreendendo, situação ou oposição ao executivo, quando o objetivo precípuo, girar em torno de interesses comuns da população e do bem estar da coletividade.
Devemos, nesse contexto, aparar as arestas e contornar os percalços que por ventura tenham ocorrido durante a campanha política passada.
Naquilo que algum de nós entender ser prejudicial ou em nada acrescentar de positivo ao destino do nosso município e em conseqüência a coletividade, eu pediria que se estabelecesse o diálogo, o debate, exaustivamente se necessário for, que se dirimissem as dúvidas e chegássemos ao consenso.
Correta é a afirmativa de Bezerra de Menezes quando diz: “solidário seremos irmãos. Separados um dos outros seremos ponto de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos.” A união é o princípio de tudo. Nós somos uma colcha de retalhos e o resultado final só será profícuo se estivermos unidos.
A propósito de tudo que foi dito, acredito que tanto eu, quanto os demais companheiros de casa, temos observado a conjuntura atual em que se encontra o nosso município, com a carência de empregos e uma oferta de colocação no mercado ainda tímida, onde nossa economia, praticamente gira em torno da Usina Trapiche, de um comércio que pouco se desenvolve e da renda salarial de aposentados e funcionários públicos, em contra partida, observamos alguns municípios próximos ao nosso, que implementaram um política econômica e social mais ousada e agressiva, promovendo um desenvolvimento célere, através da criação de Distritos Industriais em seus municípios. Indagaria aos nobres companheiros, não seria o momento ideal de sairmos da estagnação e do marasmo e partirmos em busca de soluções que possam alavancar o nosso desenvolvimento? No início deste ano legislativo encaminhei ao executivo requerimento em que solicito a criação de uma comissão que possa analisar e buscar meios que possibilitem a criação de um Distrito Industrial em Sirinhaém. Talvez um micro distrito, quem sabe! mas um projeto embrionário que venha trazer para o povo de Sirinhaém a esperança de mais emprego e mais divisas para o nosso município. Como eu dizia em meus discursos de campanha, o povo de Sirinhaém quer mais trabalho, mais dignidade. E para essa empreitada espero contar com o apoio dos nobres colegas de Câmara, pois afinal, nessa luta, os vencedores seremos todos nós, vereadores, prefeito e, principalmente o povo de Sirinhaém.
            Leio constantemente nos periódicos do nosso estado publicações em que empresas de grande, médio e pequenos portes buscam áreas, principalmente, próximas ao complexo de Suape para instalarem suas empresas. O município do Rio Formoso já tomou essa iniciativa e deverá estar instalando uma indústria cerâmica naquela localidade.
            Logicamente essa questão poderia esbarrar no aspecto físico e estrutural, no momento em que as terras do nosso município são de propriedade, quase que na sua maioria, da usina Trapiche, mais aí caberia a comissão designada a tarefa de proceder o entendimento necessário no sentido de adquirir essas terras. E em caso de insucesso junto a empresa, utilizar-se do remédio legal de que dispõe o estado ou o município para a aplicação do recurso extremo da expropriação.
            Espero que essa bandeira agora levantada possa ter o respaldo de todos os meus colegas de Câmara, do poder executivo e da sociedade como um todo, pois é através do desempenho parlamentar que nos tornaremos merecedores da confiança do povo do nosso município.


            Muito obrigado

Nenhum comentário:

Postar um comentário