Total de visualizações de página

sexta-feira, 8 de junho de 2012

DISCURSO PELA APROVAÇÃO DO PROJETO DE LEI 008/2012

Ontem eu tive o desprazer e o constrangimento de testemunhar um dos grandes absurdos já ocorridos nesta Câmara. Coisas que me deixam enojado e me faz repensar o verdadeiro conceito de vereador como representante dos interesses da população. Um presidente, vossa excelência, que não  cumpre o próprio regimento desta Câmara colocando em votação um Projeto em descumprimento as normas regimentais e vereadores que aprovam um Projeto de  Lei sem sequer  terem lido e o que é pior um projeto que já veio aprovado e sancionado pelo prefeito. Que absurdo é este gente?
Para que possamos aprovar os projetos encaminhados a esta casa, é preciso que saibamos o seu teor. É preciso que saibamos se ele é bom e trás benefícios para a população e para o município. Nesses  quase quatro anos de mandato Já elaborei mais de trinta Projetos de Lei, todos aprovados e que trazem benefícios para a população. Fui a favor de muitos projetos de lei do poder executivo porque eles trouxeram melhoria na vida da população.
Mas ontem  eu não poderia, jamais, compactuar com essas coisas errôneas. O Projeto 008/2012, original, eu tive acesso, e vi dispositivos além de ilegais, absurdos, e  que penalizava, sobremaneira, a população de Sirinhaém. Fui contra, mas infelizmente meu companheiros foram a favor.
Ontem esse mesmo Projeto 008/2012, retirado da pauta, voltou a esta Casa, e graças a minha interferência e ao bom senso do prefeito Fernando Urquiza, foi quase totalmente modificado. Fui contra  a sua votação, mais uma vez. Não porque ele deva ser bom ou ruim para o município, porque na verdade não é. Fui contra pela forma como ele foi apresentado quando  sequer tive acesso para analisar o seu conteúdo.
Tenho conhecimento que outros projetos do executivo estão vindo para esta casa para votação, como o que procura acabar com veículos de lotação dos distritos. Infelizmente eu sou voto vencido e os nobres colegas certamente irão aprovar mais essa aberração. Mas os senhores e senhoras aqui presente, podem ter certeza, se as matérias forem de interesse para o município, podem vir de quem quer que seja, do prefeito ou dos vereadores, estarei sempre pronto para aprovar, mas se elas forem ruim para o município, votarei contra, mas a favor da população.
Esse projeto ontem apresentado, mesmo não sendo nocivo à população, tem dispositivos benéficos ao município, mas foi empurrado de “goela” abaixo sem respeitar as normas desta casa.
Os senhores para aprovarem esse projeto, não precisavam usar de subterfúgios , bastavam tão somente usar do expediente regimental.
Os senhores são maiorias e sempre vão aprovar os projetos do executivo quer sejam bons ou ruins.
Ontem o circo foi armado e os senhores foram os protagonistas do espetáculo e eu um mero coadjuvante. Mas eu não sou fantoche de ninguém. O que for bom para o município eu estarei ao lado de todos e o que não servir a população estarei sempre contra. É preciso ter voz e coragem para assumir posições contra os que se consideram maiores.
Ontem, vossa excelência, o senhor cortou o som externo desta câmara, certamente para que ninguém lá fora escutasse a voz da razão e as arbitrariedades daqui de dentro.
O que aconteceu ontem nesta casa envergonha-me e deixa-me triste. Mas mesmo ficando só, não estou morto nem vou ficar parado. Estarei sempre atento e buscarei soluções, por quaisquer meios, para defender os interesses da população de Sirinhaém.

                                                           Muito obrigado

Nenhum comentário:

Postar um comentário