Total de visualizações de página

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

DISCURSO PELA FALTA DE SEGURANÇA EM SIRINHAÉM

Sr Presidente Marcos Aurélio
Srs  vereadores
Srªs e srs presentes.

                               Quero usar da tribuna, neste momento, para denunciar um grave problema   que vem ocorrendo em nosso município.  Sirinhaém   tem apresentado nos últimos  dias  um  considerável  aumento  nos  índices de roubo, principalmente, nos estabelecimentos comerciais do centro desta cidade e que tem deixado os comerciantes e a população preocupados e em estado de alerta.
Registros de homicídios também tem ocorrido, quase que semanalmente.  
Tivemos na semana passada um homicídio no Outeiro. O que de certa forma deixa a população intranqüila e na expectativa de que providências sejam adotadas de maneira a frear essa escalada da violência contra a vida e o patrimônio da nossa população. Nos últimos dias diversos estabelecimentos comerciais foram roubados. Alguns  por mais de uma vez, causando grandes prejuízos aos seus proprietários.
                                      É certo que após vários roubos, nos estalecimentos comerciais, algumas pessoas foram detidas e liberadas sem que os autores fôssem identificados e presos. Atualmente reina uma aparente calmaria. Talvez pela ação recente da polícia. Mas os senhores podem esperar. Se não houver um procedimento mais efetivo e constante, das autoridades e uma mobilização da sociedade civil, como outrora já ocorreu, novos roubos e violências voltarão a acontecer com freqüência. Principalmente como sempre acontece, em finais de ano.
                                      Ontem Sirinhaém foi palco de cenas de violências, jamais vistas na região e que foram destaques nos jornais impressos e eletrônicos e na imprensa televisiva. Notícias que indubitavelmente vem macular, deslustrar,  o nome do nosso município.
 Sirinhaém     tem    o    seu    desenvolvimento     natural     e     o     cresci-
mento industrial e comercial que vem ocorrendo não só em nosso município, mas também no seu entorno, tem ocasionado uma elevação populacional, incluindo-se aí, um aumento da delinqüência e dos malfeitores o que,  em decorrência, vem propiciar um crescimento das práticas delituosas.
Entendo que o aparelho policial  do  nosso município,  apesar  da  boa
vontade e das iniciativas dos seus comandantes,civil e militar, não dispõe de um efetivo suficiente paras atender as necessidades de segurança a que a população deveria estar constitucionalmente submetida.  A segurança, assim como a saúde, a educação, o social, são deveres do Estado, mas este, não vem desempenhando o seu papel a contento.
                                O Conselho de Segurança Municipal, criado em 15 de fevereiro de 2001, teve uma participação ativa e decisiva na tomada de decisões que trouxeram melhorias na segurança de Sirinhaém, na época. Muitos aqui devem lembrar-se das campanhas que foram feitas para aquisição de uma viatura. Solicitações de mais efetivo, no que houve o devido atendimento. E outras providências que contaram com a mobilização das autoridades e da sociedade civil. Hoje com esse conselho inativo, há quase sete anos, por questões políticas, aliados  a impunidade e a flexibilidade das leis reinantes, vemos hoje o nosso município com uma segurança deficiente a mercê dos bandidos e dos malfeitores.
                              Urge que, diante do clamor público, tomemos providências juntos aos órgãos competentes, no sentido de que sejam encontradas alternativa que venham a solucionar esse grave problema, pelo que estou requerendo, nesse momento, a V.Excia., para que esta casa tome a iniciativa de reerguer  o Conselho de Segurança Municipal convocando-se o então presidente do referido conselho para que com os demais integrantes possam retomar as atividades, discutindo-se o problema da segurança do nosso município, trançando-se metas e diretrizes que objetivem trazer a paz ea  tranqüilidade para a nossa população.
                        Certo de que o presente pleito irá contar com o respaldo de V.Excia., dos colegas de Casa e do  reconhecimento do povo de Sirinhaém, espero que juntos possamos contribuir para, de alguma forma, restabelecermos  a segurança do nosso município.

                                                                              Muito obrigado

Nenhum comentário:

Postar um comentário